10/02/2015

Pássaro do Sol é primeiro espetáculo do Aldeia Palco Giratório


O Aldeia Palco Giratório já começa com grande estilo. A primeira apresentação do projeto é “Pássaro do Sol”, do Grupo A Roda, de Salvador (BA). O espetáculo inicia às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. Com duração de 50 minutos, a entrada é gratuita e a classificação é livre.

Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, o texto narra a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação utiliza o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições. As silhuetas são recortadas em couro pela artista plástica Olga Gómez, que também é responsável pela direção e adaptação do texto.

Vencedora do Prêmio Braskem Teatro de 2010 como “Melhor espetáculo Infantojuvenil”, a peça conta com trilha escrita para a montagem pelo compositor Uibitu Smetak e direção e narração de Osvaldo Rosa. A produção fica por conta de Marcus Sampaio e a história ganha vida pelas mãos dos atores-animadores Bernardo Oliveira, Bianca Simões, Daiane Silva, Naiara, que fazem da grande tela o palco para as aventuras do índio Japú.

A Cia A Roda foi fundada em 1997 difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. A Companhia leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades tanto pela força plástica de seus protagonistas esculpidos em madeira quanto pela temática de apelo mitológico e raiz popular. Com 40 apresentações e cerca de 10 premiações no currículo, a Companhia hoje é reconhecida na Bahia e em outros estados pela qualidade visual de suas montagens, pela expressividade de seus bonecos articulados bem como pela consistente pesquisa cênica e dramatúrgica no âmbito do teatro de formas animadas.

O Aldeia Palco Giratória traz uma programação repleta de atrações, dentre elas espetáculos, workshop, lançamento de CD e uma exposição. O projeto vai do dia 02 ao dia 11 de outubro e é inteiramente gratuito.

Serviço:
Pássaro do sol (Grupo A Roda – Salvador BA)
Quando:
sexta-feira (02)
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Duração: 50m
Faixa Etária Indicada: Livre